Acompanhe os nossos artigos e decida Viver Bem
  • Renata Martins

Quanto mais, melhor! Ler faz bem a saúde!



Que a leitura é uma prática necessária e amplamente recomendada, a maioria de nós sabe. Mas os benefícios comprovados da leitura nem todos sabem.


A leitura é entretenimento, diversão, conexão, autodesenvolvimento, relaxamento.


Mas para cada um de nós o hábito de ler tem um significado diferente.

Alguns preferem ler pelo aspecto intelectual. Outros são seduzidos pelas leituras lúdicas, que representam também uma diversão e conexão familiar. Alguns ainda leem para relaxar, apenas.

Mas o que poucos sabem é que existem muitos outros chamados importantíssimos para que esta relação de amor com os livros se estreite.


Encontramos algumas pesquisas sobre os benefícios científicos em desenvolver o hábito de ler.
Embarque conosco nestes dados e ótima leitura!

Ler relaxa e melhora a qualidade do sono

Este é um benefício que falamos no artigo sobre o sono, que mostra que ler relaxa e deve fazer parte de uma hábito diário na rotina do sono que falicilita muito o seu aprofundamento.


Ler diminui as chances de ter demência Estudo publicado na Neurology pelo Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que têm o hábito de leitura preservam por mais tempo suas habilidades mentais. Ler aumenta a nossa empatia Estudo realizado pela New School de Nova York mostra que quem lê ficção desenvolve mais a empatia, que é uma habilidade humana altamente requisitada para uma boa convivência social e gestão emocional.

Ao ler, sua criatividade é fortalecida Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, constataram que pessoas que leem mais ficção tem facilidade de entender ambiguidades e enxergar por perspectivas diferentes o mesmo problema.

Ler auxilia na redução do estresse Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido perceberam que ler por seis minutos ajuda a reduzir cerca de 68% os níveis de estresse. Eles notaram que após um breve período de tempo os voluntários tinham queda na frequência cardíaca e conseguiam relaxar os músculos, promovendo um relaxamento completo.

A estimulação cerebral na leitura ocorre em múltiplas áreas Quem lê precisa acionar diversas funções do sistema cognitivo. A Universidade Stanford, EUA, mostrou em suas pesquisas que durante a leitura diversas áreas do cérebro são acionadas simultaneamente, através do aumento do fluxo sanguíneo local.

Está provado cientificamente que a paixão por livros só faz bem para as a saúde, para a vida e para as relações, além de promover autodesenvolvimento e autoconhecimento. Nós aqui do Desafio Viver bem, somos apaixonados por leitura e convidamos você a ler mais artigos conosco, aqui no Blog. Gratidão caro leitor, pela agradável companhia e parabéns por trabalhar seu autodesenvolvimento com leitura diária! Estamos juntos nesta jornada maravilhosa do saber para fazer.

Você já sabe qual a sua próxima leitura? Que tal uma dica para reduzir o estresse mental de forma rápida? Até breve! Renata Martins


9 visualizações

Contato

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

MMXX © Copyright - Desafio Viver Bem

Maximize Treinamentos e Desenvolvimento Humano LTDA

Siga Nossas Redes Sociais