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Mantenha-se motivado para cumprir suas metas


A motivação talvez seja a coisa mais importante para se manter um estilo de vida saudável. Durante nossa vida, muitos de nós estabelecemos metas, começamos a ir em direção a elas, porém um mês depois parece que paramos no tempo e voltamos a ter os mesmos comportamentos que antes. Mas afinal, por que isso acontece?


O Psiquiatra do Centro médico de Harvard, Dr. Srini Pillay nos ajuda a entender isso. Em geral, existe um cenário clássico de pacientes que muitas vezes querem perder peso, ir para academiar, mudar sua dieta e mesmo que estejam seriamente envolvidos com isso, um mês depois voltam a fazer exatamente o que faziam antes.

De acordo com Dr. Srini Pillay em uma entrevista para a Havard Health, uma das primeiras coisas que se deve tomar consciência é que o estresse é o grande vilão que os fazem regressar. Em pesquisas realizadas, evidências mostram que o estresse é um hábito perpétuo do cérebro, e quando você se torna estressado, a primeira coisa que acontece é que o cérebro coloca você no que ele chama de “hábito infernal” e se você não souber enfrenta-lo você não conseguirá fazer as mudanças que são necessárias para seguir em frente.


Para ajudar nisso, precisamos entender um pouco do conceito de “Eudaimonia”, agora muito utilizada na Psicologia Positiva. Existem duas formas de prazer. Na Hedonia, você quer perder peso, fazer uma dieta, ir para academia por exemplo, para agradar os outros, se sentir mais bonito ou bonita, não por você, mas, muito mais para mostrar para outras pessoas, é o que chamamos de senso de propósito superficial.


Eudaimonia, é sobre bem estar. Constitui em um significado muito mais profundo de propósito, ou seja, as mudanças que você quer tem um significado muito mais importante na sua vida. Imagine por exemplo, alguém que quer perder peso, fazer uma dieta, porque quer viver por pelo menos mais 30 anos para poder aproveitar e curtir os seus netos, ou seja, um significado mais profundo de propósito. Mas esse, é apenas o primeiro nível de profundidade. Quando Aristóteles falou pela primeira vez sobre propósito, ele fala como um sentimento que existe para o próprio bem. Você sente que tem um significado na vida, que você tem um significado, e que todas as coisas que quer fazer, seja perder peso, mudar sua dieta, ouvir uma música que ama, tem um propósito.


Aristóteles fala que as coisas superficiais são boas se de alguma forma estão contribuindo para o seu propósito. Ele utilizou o termo virtude para indicar que o que realmente importa quando se trata de propósito, é você.

Propósito não é sacrifício, não é sobre fazer algo porque você se sente obrigado ou porque dessa forma as pessoas vão te ver como uma pessoa boa. O propósito começa com você, é você que importa, e se prestar mais atenção em si mesmo, outras pessoas também o farão.


Existe um passo a passo que te ajuda a clarificar mais isso e assim se sentir mais motivado para suas realizações, e o primeiro deles é: auto aceitação. Reconhecer que você se preocupa de mais com muitas coisas em sua vida, que você não pode ser perfeito todos os dias, e se você der um passo atrás e começar a pensar quais são as coisas que você realmente tem controle e quais são as coisas que não tem controle algum, você irá aprender a olhar para as coisas que não tem controle e simplesmente deixa-las ir. Uma vez feito isso, você começa a enxergar mais de perto os seus objetivos reais, começa a transformar suas intenções em intenções com objetivo, deixando os objetivos mais claros para você, onde ao invés de dizer que você quer perder peso, você saberá o quanto de peso quer perder, ou de dizer que quer ir para academia, dirá quando e como irá para academia e o porquê.


Quando tudo isso contribui para o seu bem estar, quando você presta atenção no significado e no propósito, você ativa essa o centro de recompensa do cérebro.

Em estudos com adolescentes, vimos que quando temos um propósito, o efeito no centro de recompensa do cérebro é mais poderoso, e isso inclusive, pode nos proteger contra depressão. Então, está na hora de dar um passo para trás e se perguntar: Qual o significado das coisas que você está fazendo e buscando? Qual o seu propósito? O que realmente importa pra você?

Lembre-se, suas metas devem começar com você. Torne-as relevantes, coloque significado, propósito. Dessa forma, você ativará o centro de recompensa de seu cérebro e te deixará sempre motivado para realizar o que realmente deseja, e assim, irá tomar conta de quem realmente importa: Você.

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